sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A reportagem do evento

18º PRÊMIO CECÍLIA MEIRELES DE LITERATURA – REPORTAGEM









Sensacional! Maravilhoso!!!Espetacular!!!!

Todos esses adjetivos e um pouco mais seriam mínimos para traduzir o que ocorreu no IECEM no sábado de 31 de julho.
O que aconteceu? O 18º Prêmio Cecília Meireles de Literatura, concurso literário promovido e organizado pelo IECEM há 18 anos. O concurso contou com várias produções artísticas nas categorias poesia e conto com idades entre 10 e 35 anos. A premiação foi feita com placas e certificados para os três primeiros classificados de cada categoria.
Os jurados foram a Profa. Adália Profetina Schettinni Longo Caldas( Pety), Luiz Vicente Macieira Costa e Jânia Solidade Baraúna que com muita eficiência souberam julgar e premiar os concorrentes.
O tradicional Café lítero-Cultural ocorreu juntamente com a extensa programação. Servido o café, chá ou chocolate com biscoitos, convidados e concorrentes apreciavam as apresentações e dialogavam com entusiasmo a respeito da arte literária.
Por falar em arte, não podemos nos esquecer da bela exposição dos trabalhos elaborados pelos alunos do ensino fundamental nas aulas da professora Reny que estavam dispostos na sala da 6ª série.
As apresentadoras da noite foram as professoras Reny e Zeny. A dupla de sucesso de nossa escola.
O momento mais emocionante foi para a homenageada de 2010: a artista múltipla Eliene Pereira dos Santos, Liene de Goió. Os presentes puderam conhecer um pouco mais de sua vida pessoal e artística. O grupo de teatro Caroá, no qual a artista participa e que tem ganhado prêmios por aí afora, representou um pequeno trecho do espetáculo Raízes por intermédio da atriz Zivalda, tendo como percussão sonora os meninos dos atabaques. O pátio , neste momento, encheu-se de batuques e a interpretação da atriz foi fabulosa. A nossa homenageada fez uma fala final, mostrando a todos os seus dons artísticos. A galera aplaudiu com muita animação.
A presença da Escola de Música Ágape foi realmente enriquecedora ao evento. Através do teclado de Mezac e do saxofone de Sandro, todos tivemos a oportunidade de apreciar uma música de qualidade e excelência.
A participação da comunidade no evento foi muito bem vinda, em especial aos alunos do Colégio Eurides Santana que mostraram seus dotes artísticos : recitando, interpretando suas obras literárias. Até um grupo de alunas de Eliene do ABBB Comunidade e também do Eurides Santana, fizeram uma dança, devidamente caracterizadas e muito bem ensaiadas. Liene de Goió foi às lágrimas nesta hora.
A presença, o apoio dos educadores do Iecem foi muito importante nesta noite festiva. Agradecimentos a: Camila, Cleide Jane, Rita, Michelle,Roberta,Selma, Mércia, Manuela, Daniela,Suzy,Flávia, Ivailde, Marlúcia, Riane, Sérgio, Reny, Zeny, Ângela, Gervina e ao nosso prezado diretor Jânio Rocha. Especialmente à presença , competência e simpatia de Jussiara da Biblioteca, que abrilhantou sua estréia na Comissão Organizadora, mostrando eficiência e cuidado com todos que por ela passaram: artistas, jurados, comissão, convidados....
A novidade deste ano foi a inclusão de um prêmio especial para a melhor interpretação da noite.O objetivo é estimular, incentivar artistas à arte da expressão oral .Esse prêmio foi muito mais que valioso pois além de ser a melhor interpretação a surpresa maior por ter sido uma poesia de uma aluna da escola do ensino fundamental e ser a própria mãe a representá-la. Querem saber logo? Foi Telma Carmezina de Santana Pereira, mãe de Emanuele do 8º ano e a poesia intitulada Simplesmente Simples, que por coincidência o 1º lugar no rank da categoria.
É o IECEM chegou a maioridade e com ela o amadurecimento em suas realizações culturais.
Torcemos para que no próximo ano, o evento seja ainda mais brilhante.

Escrito por Ângela Muskat 02/08/2010

3 comentários:

  1. Me sinto honrada em fazer parte dessa equipe, uma das pioneiras no processo de incentivo à cultura em nossa cidade.

    ResponderExcluir
  2. Me sinto honrada em fazer parte dessa equipe, uma das pioneiras no processo de incentivo à cultura em nossa cidade.

    ResponderExcluir
  3. me sinto honrada em fazer parte dessa equipe, uma das pioneiras no processo de incentivo à cultura em nossa cidade.

    ResponderExcluir