segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Orientação sobre o BULLYING E CYBERBULLYING

ATAQUE AO BULLYING E CYBERBULLYING

Todo mundo que convive com crianças e jovens sabe como eles são capazes de praticar pequenas e grandes perversões. Debocham uns dos outros, criam apelidos mais estranhos, reparam nas mínimas “imperfeições” – e não perdoam nada. Na escola, isso é bastante comum. Implicância, discriminação e agressões verbais e físicas são muito mais frequentes do que o desejado. Esse comportamento não é novo, mas a maneira como os pesquisadores ,especialistas, médicos e professores o encaram vem mudando. Há cerca de 15 anos , essas provocações passaram a ser vistas como forma de violência e ganharam o nome :”Bullying”- palavra do inglês que pode ser traduzida por “ intimidar”, “amedrontar”, “inibir” e até mesmo “chantagear” . Sua principal característica é que a agressão (física , moral ou material) é sempre intencional e repetida várias vezes sem uma motivação específica. Mais recentemente, a tecnologia deu uma cara nova ao problema. E-mails ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento e torpedos com fotos e textos constrangedores para a vítima são batizados de “cyberbullying”. No Brasil, segundo uma recente pesquisa ,66% de alunos brasileiros já cometeram e ou sofreram bullying neste seis últimos meses.
O QUE FAZER PARA DEIXAR DE SOFRER, NÃO AGREDIR MAIS E IMPEDIR QUE ROLE ? VEJA OS 10 PASSOS PARA ACABAR COM O BULLYING....
Com um pouco de esforço de todo mundo, é possível acabar com esse mal!
01 Trate as outras pessoas como gostaria de ser tratada, com respeito, sempre.

02 O bullying, assim como o cyberbullying ( quando a zoação rola na internet), é crime. Por isso, não tenha medo de fazer denúncias. Conte com a ajuda de seus pais , professores e advogados.
03 Cobre da sua escola um projeto anti-bullying. É importante que fique claro que há uma punição aos alunos que zoam os outros ( essa é uma das melhores formas de evitar o bullying)
04 Proponha palestras, peças de teatro, trabalhos... Tudo para ajudar a galera a entender o problema e, assim,combatê-lo.
05 Lute para que a escola crie um e-mail ou um serviço de telefone por onde seja possível denunciar casos de bullying.
06 Informe-se sobre o assunto. Só assim você poderá identificar o problema . Parece coisa de doido, mas apesar do bullying acontecer em 100% das escolas, muita gente não sabe o que é.
07 Zoar uma pessoa de vez em quando não tem nada de errado. Mas saiba parar. Sem se dar conta, você pode insistir na brincadeira e levar a vítima a ter ataques de ansiedade e depressão.
08 Se você já foi vítima de bullying seria legal fazer um blog para postar sobre o assunto. Com certeza, daria para ajudar um monte de meninas e meninos que sofrem do problema e não sabem o que fazer.
09 Combine com seus colegas: se alguém da turma for vítima de bullying, as outras entrarão na briga para defendê-lo(a). Assim sentir-se-ão mais seguros
10 Cuide da sua autoestima. Seguro de si, você tem tudo para não se tornar uma vítima de bullying e ainda terá força para enfrentar quem faz isso.
BOA SORTE! SUCESSO!!! A Direção

Um comentário:

  1. Muito informativo e interessante. è isso ai, a função da escola é informar e neste tema em específico é a hora de levar para debates e incorporar o fim do bullying e cyberbullying no IECEM, gente!!!!

    ResponderExcluir