segunda-feira, 16 de maio de 2011

Visita do IECEM à INB de Caetité

Projeto “ Energia Nuclear no Brasil” faz visita à INB de Caetité

Um grupo de alunos do Ensino Médio, acompanhados pelos educadores: Michelle, Chico e Sérgio foram na última sexta-feira ( 06/05/2011) a uma excursão em Caetité, numa Unidade das Indústrias Nucleares do Brasil(INB).
Tiveram uma aula de campo diferente. Obtiveram informações através de uma palestra sobre o trabalho das 430 pessoas,entre geólogos,engenheiros de minas,químicos e de segurança. Físicos, técnicos em mineração, rádio-proteção e empregados encarregados da lavra, manutenção, alimentação e vigilância.
A Unidade de Caetité é a primeira etapa do combustível nuclear. Localizada em província mineral com reservas de 100.000 toneladas de urânio, a Unidade de Concentrado de Caetité é responsável pela primeira etapa do ciclo do combustível nuclear, que vai da mineração( lavra) à produção do concentrado de urânio, o” yellowcake”. A Unidade integra, na mesma área, uma mina de urânio e a usina de beneficiamento do minério.
O urânio processado em Caetité é a matéria prima que alimenta as usinas de Angra 1 e Angra 2. Juntos geram cerca de 2000 MW de energia elétrica, perto da metade do consumo do Estado do Rio de Janeiro, o que representa 7% da eletricidade consumida pela região Sudeste.
O enfoque maior da visita foi o respeito ao meio ambiente que a INB de Caetité realiza. A maneira de como a indústria cuida do ambiente impressiona todos os visitantes que por lá passam. Lá, possui um horto florestal que é responsável pelo levantamento da flora e fauna da região.
O trabalho realizado neste horto inclui a realização de projetos de recomposição, com espécies nativas dessa região localizada no Sudoeste do Estado da Bahia, de coleta e de distribuição de mudas além de ações de educação ambiental. Ganhamos até algumas mudas de árvores para plantarmos aqui na nossa cidade. Muito bom isso!!!
A viagem foi cansativa pela distância, o horário cedo demais, mas realmente o aprendizado deste dia ficará para a história de cada participante.
É também motivo de orgulho nacional, tomar conhecimento de que o Estado da Bahia abriga uma indústria tão importante e que contribui de forma bastante especial para o progresso de nosso país.
Parabéns à iniciativa dos professores Michelle e Chico que souberam orientar muito bem seus alunos no intuito de contextualizar um assunto tão importante nestes tempos modernos.
Por Ângela Muskat – Equipe editora 12/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário