quinta-feira, 5 de julho de 2012

MUSEU 2012

Museu 2012
                Cultural, informativo, criativo, surpreendente, organizado. Essas são as palavras que traduzem a 5ª Edição do Museu de Poções, realizado graças a parceria do IECEM com a Paróquia do Divino, através do Padre José Roberto que apoiou e valorizou nosso trabalho.
                Pela temática “Marcas da religiosidade Nordestina”, educadores e educandos demonstraram através de paineis, murais, objetos variados as pesquisas feitas desde o início do ano letivo.
                A novidade desta edição foi a grande quantidade de maquetes bem feitas que estavam à disposição dos visitantes, mostrando igrejas, praças, vilas , andores e presépios. Os manequins caracterizados com roupas típicas também tiveram grande apreciação do público, inclusive um quadro representando o cálice sagrado harmoniosamente pintado pelos alunos da 8ª série estava à disposição no museu.
                O ambiente estava permeado pelo cotidiano poçõense: panelas de barro, ferros à carvão, canetas, dinheiro e moedas antigas, fotos, máquinas de costura, de datilografia, telefones antigos, rádios, relógios, pilões, batedeira velha, porta-retratos, a mulinha enfeitada com uma magnífica manta, colheres de pau, radióla, discos de vinil, celas, porta-jóias e uma variedade de outros objetos interessantes.
                Dos dias 23 a 27 de maio o museu ficou aberto ao público para apreciar a beleza demonstrada, mas o projeto deste ano não parou por ai. No feriado de Corpus Christi do dia 05 de junho, uma comissão de educadoras do IECEM reuniu-se para dar encaminhamento ao museu definitivo da cidade.
                Agora o próximo passo é procurar um meio de comunicação com a Secretaria de Educação do Estado (SECULT-BA) para nos informarmos e fundarmos o que a Sociedade Amigos do Museu de Poções de Poções (SAMP) tanto almeja: um Museu real para Poções e que num futuro bem próximo o IECEM venha contribuir a cada ano com uma temática inovadora e criativa como foi a de 2012.
                Vamos torcer para que tudo dê certo.
                A direção do IECEM parabeniza todos os educadores e alunos que fez neste ano mais um projeto de vanguarda .
                                                                                              Da equipe editora por Ângela Muskat e Zenilda Ramos.
                                                                      
                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário