terça-feira, 12 de abril de 2011

Campanha contra o "Bullying" no IECEM

COMO VENCER O BULLYING

Um terço dos adolescentes brasileiros diz sofrer agressões e intimidações na escola. Saiba como combater o problema e reverter a situação para se dar bem na vida.

Isolar-se do grupo, o aluno não participa de jogos, brincadeira está sempre sozinho, é alvo de piadinhas jocosas e às vezes apanha mesmo, são características próprias de quem está passando pelo “bullying”.
A prática está disseminada nas escolas do Brasil e do Exterior e causa grande sofrimento para os alunos: ansiedade, pânico, insônia, cefaléia, entre outros – e também para seus pais.
Não dá para acabar e o grande desafio de educadores, escola e família é vencê-lo.
Estudos científicos e experiências bem sucedidas sugerem três vertentes a serem trabalhadas com os jovens: empatia,a resiliência e a criatividade.
Empatia é a capacidade de se projetar no outro se colocar no lugar daquele que pratica e sentir o que o outro sente. Considerando-se desta forma, a pessoa é capaz de sofrer do mesmo mal e pode tanto parar de praticar quanto enfrentar a situação.
Resiliência é a habilidade de reagir positivamente a uma situação adversa. Enfrentar o agressor com respeito e segurança. Não demonstrar que se sente ameaçado e reverter positivamente a seu favor, pode ser uma solução para seu problema.
Criatividade é sempre um excelente caminho, pois é a forma de canalizar o impulso agressivo para algum talento. Invista em seus talentos, mostre o seu lado criativo, artístico e funcional. Estimular a criatividade é a maneira mais eficaz de promover autoconfiança, autoestima, esperança e otimismo.
Casos de famosos que conseguiram reverter o “bullying” sofrido na infância ou adolescência e que hoje fazem o maior sucesso na mídia e na vida pessoal: Michael Phelps ( fenômeno das piscinas), Kate Winslet( atriz vencedora de Oscar), Madona ( cantora) , Bill Clinton ( ex-presidente dos EUA), entre tantos outros. Afinal, quem já não sofreu “ bullying”?
Vencer o bullying implica travar uma longa guerra, com muitas batalhas, na qual educadores e pais devem unir forças, trocando informações, além de acompanhar de perto a criança, seja vítima ou agressora.Com um pouco de esforço de todo mundo, é possível acabar com esse mal! O melhor caminho é tratar as outras pessoas como gostaria de ser tratada, com respeito sempre!

ATENÇÃO!!!!

CAMPANHA VENCER O BULLYING NA SUA ESCOLA!!!

Se você se sente vítima ou agressor, não se intimide. Procure a Direção do IECEM e dialogue. O diálogo e a verdade sempre é um caminho para solução de problemas como o Bullying!

SE VOCÊ SOFRE DE AGRESSÕES, AMEAÇAS, CHANTAGENS E CASTIGOS FÍSICOS E NÃO CONSEGUIR RESOLVER SOZINHO: INFORME SUA ESCOLA ATRAVÉS DO TELEFONE: (77) 3431-10-87, PELO E-MAIL iecem@yahoo.com.br ou pelo jornal do blog: jornaldoiecem@blogspot.com.

Por Ângela Muskat, adaptação do texto “Como vencer o bullying”
Ver: Istoé 2160 de 06/04/2011 p.80 a 84

Nenhum comentário:

Postar um comentário